6 Sinais que podem indicar problemas vasculares

Dores nas pernas e a sensação de que estão mais pesadas é apenas um sinal de que podem existir problemas vasculares na região. Presentes na vida adulta do indivíduo, eles são mais frequentes em mulheres causados pela gravidez, uso de anticoncepcionais, reposição hormonal e estilo de vida.

O corpo dá sinais de que algo não vai bem e é preciso ficar atento aos códigos. Dos óbvios vasinhos espalhados pelas pernas, outras informações podem ajudar a identificar problemas vasculares e preveni-los o quanto antes.

Porque começam as dores nas pernas?

O corpo sempre dá sinal de que algo não vai bem com ele. A própria dor é um alerta para alguma lesão ou dano no organismo e que precisa ser verificada e cuidada. Já a dor na perna pode ser proveniente de uma deficiência na circulação arterial ou no retorno do sangue venoso. Enquanto as artérias levam o sangue do coração para alimentar o corpo até o dedo dos pés, as veias o recolhe e o devolve ao coração.

Quando o indivíduo fica muito tempo na mesma posição, seja em pé ou sentado, acaba dificultando o retorno venoso. A consequência imediata é dor, peso e cansaço nas pernas. Pode surgir dilatação venosa (Varizes) fazendo com que o fluxo sanguíneo não flua normalmente e siga um curso retrógrado. Uso de anticoncepcionais, obesidade e gravidez são fatores de risco para seu surgimento.

Atenção aos sinais e sintomas

Confira abaixo alguns sinais significativos que podem indicar problemas vasculares:

  1. Veias tortuosas: elas se tornam visíveis, com uma coloração entre o vinho e o azul, com desenho irregular.
  2. Inchaços: os inchaços são mais comuns no verão, pela retenção de líquidos, mas quando se tornam constantes pode ser um sintoma de problemas vasculares. É um sinal de que a circulação não está fluindo como deveria.
  3. Dores: quando as pernas apresentam dores agudas, em especial quando estão em repouso, pode ser um problema vascular. Elas também podem surgir durante caminhadas e na prática de outras atividades físicas.
  4. Cansaço: o cansaço surge sem explicação e diminui a intensidade das atividades físicas, proporcionando uma sensação de pernas com peso que as impedem de se movimentar.
  5. Coloração da pele: a pele fica com uma ligeira coloração azulada chamada de cianose ou pálida, causada pela falta ideal de oxigênio. As pontas dos dedos, nas extremidades dos membros, podem apresentar cianose, até o aparecimento de lesões espontâneas.
  6. Outros fatores: podem surgir câimbras, formigamentos, insensibilidade nas pernas e temperatura fria na região.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico cirurgião vascular e endovascular em Andradina!

Comentários
Dr. Fábio Aprigio

Posted by Dr. Fábio Aprigio